Após cinco taxas negativas, emprego industrial sobe 0,1% em outubro

RIO - O emprego na indústria cresceu 0,1% na passagem de setembro para outubro, na série livre de influências sazonais, mostra a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A leve alta de outubro interrompe o ciclo de cinco taxas negativas desde maio deste ano, período em que o emprego na indústria acumulou perda de 1,8%.

Na comparação com outubro de 2012, o emprego industrial recuou 1,7%. No ano, os postos de trabalho na indústria registraram queda de 1,0%, e, em 12 meses, de 1,0%.

Horas pagas. O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, já descontadas as influências sazonais, avançou 0,3% na passagem de setembro para outubro. Foi o primeiro resultado positivo após cinco taxas negativas consecutivas, período em que acumulou uma perda de 2,9%.

Na comparação com outubro de 2012, no entanto, o número de horas pagas ainda registrou queda de 2,0%, o quinto recuo seguido, sendo o mais intenso desde fevereiro, quando a queda foi de 2,3%. De janeiro a outubro, o total de horas pagas na indústria recuou 1,1%. No acumulado em 12 meses, também houve queda de 1,1%.

Folha de pagamento. O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria, ajustado sazonalmente, registrou uma queda de 0,8% em outubro ante setembro. O resultado devolve parte do avanço de 1,6% verificado no mês anterior.

Segundo o IBGE, em outubro houve "clara influência do recuo de 0,9% registrado pela indústria de transformação, já que o setor extrativo apontou avanço de 5,2%" na folha de pagamento no mês.

Na comparação com outubro de 2012, o valor da folha de pagamento real teve aumento de 1,2% em outubro desse ano. De janeiro a outubro, houve expansão de 2,3% na folha de pagamento. Em 12 meses, a folha da indústria acumula expansão de 3,7% até outubro.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,apos-cinco-taxas-negativas-emprego-industrial-sobe-01-em-outubro,172621,0.htm