Edifício da Forluz em Minas Gerais conquista selo LEED, com consultoria green building CTE

O Edifício Aureliano Chaves, empreendimento da Forluz (Fundação Forluminas de Seguridade Social), conquistou em novembro certificação LEED® for New Construction (LEED NC), na categoria GOLD, versão 3.0. O edifício, localizado no bairro de Santo Agostinho, é o primeiro prédio certificado nesta categoria em Minas Gerais, e tem o projeto de arquitetura assinado pelos conceituados arquitetos mineiros Gustavo Penna e Alexandre Bragança.

A Forluz sempre buscou se diferenciar atendendo, de forma antecipada, as demandas do mercado e, por isso, decidiu por implantar um empreendimento sustentável. Após ser apresentada aos vários tipos de certificações ambientais de empreendimentos, a Forluz optou pelo selo LEED.

Concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), esta certificação conquistada pelo Edifício Aureliano Chaves avalia e reconhece soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e construção de um empreendimento, visando reduzir os impactos causados no meio ambiente durante a obra e para a vida útil da edificação. O objetivo final é maximizar a eficiência energética e minimizar os impactos ambientais.

Segundo a Forluz, o processo de certificação foi embasado principalmente:

Durante o processo de certificação, segundo a Forluz, as maiores dificuldades foram criar processos e metodologias para prevenir e controlar a poluição das atividades de obra, principalmente a emissão de particulados, bem como o controle no uso de matérias com baixo COV (principalmente adesivos). A surpresa foi a relativa facilidade na seleção e destinação dos resíduos, ultrapassando a meta de 80% de desvio de aterro.

De acordo com Anderson Benite, diretor da Unidade de Sustentabilidade do CTE, empresa responsável pela consultoria green building para certificação do edifício, “este empreendimento, pioneiro em Minas Gerais, é um grande exemplo a ser seguido pelo mercado e pelos empreendedores, principalmente no sentido de viabilizar e impulsionar as construções sustentáveis no país”.

(Fotos: Gustavo Penna Arquitetos e Associados)

 

VEJA OS DIFERENCIAIS SUSTENTÁVEIS DO EMPREENDIMENTO

Terreno sustentável

Uso racional de água

Energia e atmosfera

Materiais e recursos

Qualidade do ambiente interno

 

FICHA TÉCNICA DOS ENVOLVIDOS NOS PROJETOS SUSTENTÁVEIS DO EDIFÍCIO

Arquitetura: Gustavo Penna Arquitetos e Associados e Alexandre Bragança

Consultoria de Sustentabilidade: CTE (Centro de Tecnologia de Edificações)

Paisagismo: Pólis Arquitetura Ltda

Ar Condicionado: JAM Engenharia de Ar Condicionado

Elétrica: Facury

Hidráulica: Facury

Automação: GDS Automação

Irrigação: Verde Água Projetos e Irrigação

Luminotécnica: Trínia Arquitetura

Agente de Comissionamento: Outsource

Construtora: VIA Engenharia

(Foto: Gustavo Penna Arquitetos e Associados)