Sem espaço em Curitiba, Jaime Lerner busca transformar a mobilidade em São Paulo

Em entrevista à revista HAUS, o reconhecido arquiteto e urbanista Jaime Lerner expôs suas intenções de transformar o atual sistema de transporte do centro da maior metrópole do país, São Paulo.

Conhecido no Brasil e internacionalmente como figura de proa das profundas mudanças urbanas pelas quais passou Curitiba nas décadas de 1970 e 1990, Lerner anunciou esta semana a proposta de requalificação urbana em São Paulo para a qual seu escritório foi contratado. 

Sem espaço na capital paranaense, onde há algum tempo não é contratado para realizar obras públicas, os serviços e a experiência de Lerner vêm sendo disputados por outras capitais, como São Paulo e Porto Alegre - esta última inclusive já conta com um projeto seu, o projeto de requalificação do Cais Mauá e da orla. 

Ainda não foram divulgados detalhes do projeto em São Paulo, mas Lerner diz que a equipe irá "apresentar em algumas semanas as primeiras ideias. Entre elas, obviamente, um novo sistema de transporte. Uma cidade muda quando a população quer mudar. Minha tarefa é propor cenários que todos entendem como desejáveis."

O arquiteto e sua equipe foram contratados recentemente pela Prefeitura de São Paulo em uma parceria da administração pública com a iniciativa privada. A contratação prevê projetos de requalificação de diversos locais da cidade, com ênfase em habitação, mobilidade urbana e paisagismo. Lerner tem como foco a região conhecida como Cracolândia, entre a Rua Helvétia, o Largo Coração de Jesus e as Alamedas Piracicaba e Dino Bueno. 

Por Romullo Baratto

Fonte: ArchDaily Brasil, Notícias, 14/05/2017