Visite o estande e participe das palestras do CTE na Expo GBC 2017!

Líder em consultoria green building no mercado brasileiro, o CTE marca presença na Conferência & Expo Greenbuilding Brasil 2017

 

Os participantes e visitantes da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2017, que acontece de 8 a 10 de agosto em São Paulo, poderão conhecer mais os projetos, produtos e realizações do CTE na área de sustentabilidade visitando o estande, localizado entre a Expo Greenbuilding e a Expo Hi Design. O espaço do CTE une exatamente o conceito do design + sustentabilidade e foi estruturado em parceria com a Sunew, empresa que trabalha com filmes OPV, que irá produzir uma fachada fotovoltaica no próprio espaço. 

 

 

AGENDA DE PALESTRAS

O CTE estará promovendo também cinco sessões educacionais na Conferência Internacional e uma palestra no Expo Hall Stage. Veja a programação e os temas que serão abordados:

 

QUARTA-FEIRA - 09/08/17

 

ABORDAGEM

Apresentação dos conceitos técnicos que fundamentaram a formulação da QA – Quota Ambiental (Lei 16.402/16 do novo Plano Diretor Estratégico da cidade de SP) e simulações de aplicação do instrumento na cidade. Através da proposição de um debate crítico, serão discutidas contribuições pertinentes para uma possível revisão da regulamentação, para tornar efetiva a contribuição do instrumento para a qualidade ambiental de São Paulo.

PALESTRANTES

Myriam Tschiptschin – Líder do Núcleo de Urbanismo e Infraestrutura Sustentáveis do CTE

Adriana Levisky – Arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

(Foto Adriana Levisky by Rogério Lorenzoni)

 

ABORDAGEM

Apresentação dos principais aspectos das certificações LEED v4 e Well em relação aos requisitos de materiais e os novos conceitos e metodologias incorporados nos referencias técnicos. Serão apresentadas também as sinergias entre as certificações para que o público conheça os principais documentos a serem desenvolvidos e analisados. 

PALESTRANTE

Olivia Marques – Coordenadora de equipe de obras sustentáveis e sistemas prediais do CTE

 

 

 

ABORDAGEM

Os novos requisitos da certificação LEED v4 para a indústria de materiais, focados na transparência das informações como um dos principais diferenciais de mercado, e de que forma a Votorantim Cimentos se antecipou às demandas da certificação, trabalhando nos últimos dois anos no desenvolvimento de estudos que visam quantificar a pegada ecológica de seus principais produtos.

PALESTRANTES

Olivia Marques – Coordenadora de equipe de consultores de obras sustentáveis e sistemas prediais do CTE

Fábio Cirilo – Consultor de Ecoeficiência da Votorantim Cimentos

 

ABORDAGEM

Apresentação de estratégias de sustentabilidade aplicadas à obra de interiores da Ernst Young, no edifício São Paulo Corporate Towers, desde a concepção do projeto, envolvendo as disciplinas técnicas e de planejamento da obra, trazendo também a experiência de uso do espaço e da importância de se trabalhar com o usuário final, educando-o para o novo conceito de espaço de trabalho – EY – Workplace of the future.

PALESTRANTES

Luis Felipe Leal – Coordenador de Projetos Sustentáveis do CTE

Helcio Bueno – Leader for learning/training in the EY South America advisory practice

 

 

 

QUINTA-FEIRA - 10/08/17

 

ABORDAGEM

Apresentação de diversos estudos de caso que demonstraram viabilidade técnica e econômica dos sistemas fotovoltáicos, além de estudos e aplicações práticas de edificações com diferentes tipologias construtivas. Também serão abordados diferentes modalidades de negócios relacionados à viabilidade financeira, como venda, locação e leasing de sistemas fotovoltáicos, oportunidades e desafios atuais.

PALESTRANTE

Daniel K. Ohnuma – Consultor Senior, Líder do Núcleo de Obras Sustentáveis e Integrante do Comitê Diretor da Unidade de Sustentabilidade do CTE

 

 

ABORDAGEM

Foco na relevância da condução de uso e operação sustentável em edificações, com intuito de elevar a performance do edifício, apresentando o processo de utilização dos recursos que são consumidos na edificação, a fim de promover ações que permitam maiores reduções, e destacando o monitoramento neste processo, para poder medir e para verificar os ganhos atingidos.  

PALESTRANTES

Wagner Oliveira – Líder do Núcleo de Operação & Manutenção e Integrante do Comitê Diretor da Unidade de Sustentabilidade do CTE

Bruno Scalet – Líder do Núcleo de Eficiência Energética e Conforto Ambiental do CTE

 

 

PARTICIPE DESTE EVENTO!

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2017

Data: 08 a 10 de Agosto, das 10h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda – São Paulo – SP

Informações, inscrições e credenciamento: expogbcbrasil.org.br