Dicas: como se preparar para participar de um Webinar

O Webinar veio para ficar, e o CTE irá promover uma série deles para atualização profissional. Prepare-se!

 

O webinar (ou webinário) é um seminário que ocorre em plataformas online, em que são compartilhados conteúdos de um tema específico, comandado por um palestrante especialista.

Durante a apresentação neste ambiente virtual, é possível interagir via chat, enviar perguntas e fazer comentários. Ou seja, para participar de um webinar, que geralmente é gratuito, você pode estar em qualquer lugar do mundo, otimizando o seu tempo e tendo acesso a conteúdos sem precisar se deslocar.

Como o webinar é de curta duração, normalmente com duração de 01 hora, os conteúdos apresentados são pontuais e objetivos. Mas o ambiente virtual possibilita a troca de experiências entre participantes e funciona como um ótimo recurso para atualização e reciclagem profissional, principalmente porque possibilita o acesso a uma temática abordada por profissionais atuantes e experientes na área.

Achou interessante? Então, confira algumas dicas para poder participar e usufruir de um webinar.

 

1. Prepare-se antecipadamente

O webinar é uma espécie de webconference rápida, de uma hora de duração. Por isso, programe-se para uma atividade exclusiva, que ocorrerá apenas uma vez e sem interrupções. Ao inscrever-se no webinar, faça também a reserva do horário na sua agenda pessoal, coloque lembretes a serem enviados 1h hora antes de o evento começar e teste previamente os requisitos de conexão no seu computador. Lembre-se que você dará uma pausa positiva nas tarefas do trabalho, reservando merecidamente 1h de sua semana para atualização e desenvolvimento profissional.

 

2. Reveja seus conhecimentos sobre o assunto

A partir da descrição prévia do tema do webinar, busque suas referências sobre os conteúdos que serão abordados e refresque sua memória antes do webinar começar. Dessa forma, você terá muito mais oportunidades para esclarecer dúvidas e contribuir com os debates. Ao final de cada webinar, normalmente é aberto um espaço para perguntas, quando as pessoas têm também a oportunidade de compartilhar conhecimento em um ‘networking virtual’ muito proveitoso. Não perca a oportunidade de participar dos chats, mostrar seu posicionamento sobre o assunto e se relacionar com os profissionais participantes.

 

3. Capture imagens durante o webinar

O webinar tem um formato muito dinâmico e pode despertar um brainstorm de ideias nos participantes. Por isso, lembrar de todo o conteúdo apresentado e discutido não é fácil. Vá tirando, então, prints das imagens daqueles que você considera os melhores momentos e use a ‘boa e velha anotação’ abaixo dessas imagens. Como nem todo webinar disponibiliza o material após a apresentação, dessa forma você assegura seu acesso aos conteúdos mais relevantes, como gráficos, figuras ou conceitos apresentados.

 

 

4. Após o webinar, agende 10 minutos para suas reflexões

Após o webinar, agende 10 minutos para suas reflexões Ao final do webinar, permaneça ainda por 10 minutos concentrado em tudo o que foi dito e exposto. Reflita sobre o assunto e direcione os próximos passos para este conteúdo absorvido, de forma que possa converter essas informações em aplicação prática e resultados. Se estiver participando do webinar com mais colegas da empresa, aproveitem para discutir os pontos chaves apresentados, vinculá-los com casos reais ou mesmo pensar em ações a serem desenvolvidas mais tarde.

 

 

A minha última dica é um convite para que você participe de webinários para os profissionais da construção civil! Confira a programação dos webinários gratuitos oferecidos pelo CTE em 2017, abordando temáticas variadas de sustentabilidade, qualidade, inovação, planejamento de obras, norma de desempenho. Saiba mais clicando aqui.

 

 

 

 

Para saber mais sobre os produtos e eventos promovidos pela Unidade EnRedes do CTE, fale com:
Elisa Macedoemacedo@cte.com.br - 11 2149-0300