Dupla certificação: WT Morumbi e Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

CTE participa da conquista da certificação LEED® pelo edifício e pelo seu maior ocupante.

 

O começo do ano esteve animado no edifício WT Morumbi, na cidade de São Paulo! Além da certificação LEED® for Core and Shell v3, no nível Silver obtida pelo edifício em fevereiro, o seu maior ocupante, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, conquistou a certificação de LEED® for Commercial Interiors v3, no nível Gold agora em março.

O CTE, responsável pela Consultoria de Sustentabilidade, teve o prazer de participar do processo dessas certificações e dessa dupla conquista!

O edifício WT Morumbi foi concebido com o objetivo de se destacar como um marco arquitetônico e um exemplo de sustentabilidade para a cidade de São Paulo. Seguindo os preceitos da certificação LEED, diversas estratégias foram incorporadas ao prédio, visando a otimização de recursos naturais durante e após a construção. Dentre elas, as que mais se destacam são: a economia de mais de 40% de água, com o uso de dispositivos economizadores, e 10% de energia, e a disposição da circulação vertical no centro na planta do edifício, permitindo que todas as laterais fiquem livres e proporcionem iluminação natural e vistas de mais qualidade para os usuários.

A nova sede do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, por sua vez, foi concebida para reunir a grande maioria dos funcionários do GRUPO das sedes administrativas de São Paulo, que antes estavam separados em 3 diferentes endereços. Ocupando metade de uma das duas torres do WT Morumbi, a nova sede buscou potencializar as estratégias sustentáveis já oferecidas pelo edifício, utilizando iluminação 100% LED, aumentando a eficiência de todas as torneiras que servem o escritório e democratizando a iluminação natural a todos os ambientes, concentrando as salas dos executivos e de reuniões próximas ao core do prédio, e não na fachada.

Vale ressaltar que, além da certificação C&S Silver do WT Morumbi ter sido importante para o edifício, ela também contribui para a certificação de seu ocupante, que obteve automaticamente 5 pontos no scorecard da certificação Comercial Interiors por estar localizada em um edifício certificado LEED.

Esses dois projetos emblemáticos demonstram que a sustentabilidade e qualidade do ambiente que se proporciona para funcionários e empresas estão longe de ficarem ultrapassados.

 

 

Link pra página do projeto no USGBC: http://www.usgbc.org/projects/wtorre-morumbi

 

 

 

Link pra página do projeto no USGBChttp://www.usgbc.org/projects/grupo-segurador-banco-do-brasil-e-mapfre

 

 

 

 

Para saber mais sobre a certificação LEED e os produtos na área de Sustentabilidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Rafael Lazzarini – Gerente Comercial e de Novos Negócios da Unidade de Sustentabilidade do CTE – rafael@cte.com.br - 11 2149-0300