Fique atento: revisão 2017 do PBQP-H e o atendimento à Norma de Desempenho

O prazo de transição para adequar seu SGQ a esta revisão é curto. Veja orientações do CTE para se preparar.

 

O Ministério das Cidades publicou no dia 09/01/17 uma revisão no regimento do SIAC - Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil do PBQP-H, que incluiu explicitamente o atendimento à ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho.

A principal mudança refere-se à obrigatoriedade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) manter evidências documentadas do atendimento à Norma de Desempenho, criando pelos menos dois documentos: o Perfil de Desempenho do Empreendimento e o Plano de Controle Tecnológico de Materiais e Serviços para a Obra.

Dessa forma, a empresa que pleitear a certificação do seu SGQ com base nesse programa deverá evidenciar o desempenho dos materiais, componentes, elementos e sistemas adotados no empreendimento a partir das condições de exposição e nível de desempenho planejado no perfil do empreendimento. Tais ensaios e comprovações envolvem praticamente todos os materiais e serviços controlados.

O prazo de transição para o atendimento a esta revisão é curto: a partir de 09/07/2017, as auditorias serão realizadas com exigências específicas sobre o atendimento da ABNT NBR 15575. Assim, é de extrema importância que as construtoras iniciem o quanto antes a atualização de seu SGQ, uma vez que esta certificação é exigida pelos órgãos subordinados ao governo federal, governos estaduais, prefeituras e instituições, como a Caixa Econômica Federal, além de outras instituições financeiras privadas que também exigem a adesão ao PBQP-H como condição para concessão de financiamento da produção das construtoras.

Com uma equipe de especialistas, o CTE tem apoiado várias empresas nessa tarefa envolvendo todos os agentes nas diversas etapas de desenvolvimento e execução do empreendimento. Assim, a coleta de evidências de adesão à Norma de Desempenho deve estar incluída como rotina de cada um.

 

 

 

Para saber mais sobre a revisão do PBQP-H e os produtos na área da Qualidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Marcia Menezes – Consultora e Gestora do Núcleo de Competência Norma de Desempenho do CTE – marciame@cte.com.br - 11 2149-0300