Parceria: CTE apoia Sugoi em planejamento e gestão da produção

Soluções permitem organizar melhor as atividades no canteiro e maximizar a produtividade dos trabalhos.

 

Em dezembro de 2016, CTE iniciou um novo projeto na área de planejamento e gestão da produção com a Sugoi Incorporadora e Construtora, empresa especializada no setor de padrão econômico, que atua na região da Grande São Paulo e interior do estado.

Trata-se do empreendimento Bento Guelfi, localizado no bairro de São Mateus, na capital paulistana. Serão 135.800 m² construídos em uma área de 17 ha. O projeto é composto por 24 torres de até 7 pavimentos, totalizando 2.396 unidades. Os prédios são divididos em 12 condomínios independentes e pertencem à modalidade Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Para apoiar a Sugoi neste grande desafio, o CTE iniciou o desenvolvimento do plano de ataque da obra, englobando os estudos detalhados de logística e organização do canteiro. Estas ações buscam soluções que permitam organizar melhor as atividades no canteiro e maximizar a produtividade dos trabalhos, garantindo o atendimento do estudo de viabilidade, fluxos de caixa previstos e dos prazos propostos.

Planta baixa do empreendimento Bento Guelfi - Sugoi Incorporadora e Construtora

Uma das grandes dificuldades encontradas neste projeto está no fluxo de recebimento e distribuição de materiais nos pavimentos, visto que as torres são extensas, apesar de seu baixo gabarito, e não há interligação entre seus blocos (cada torre pode possuir até quatro blocos). O CTE e a Sugoi optaram, então, pela utilização de manipuladores telescópicos, que possibilitam a entrega dos materiais no local onde o serviço está sendo realizado. Porém, para que este processo ocorra conforme planejado, será necessária uma elevada atenção na descarga dos materiais pela equipe de obra para garantir que sejam alocados nos locais acordados previamente. O planejamento deste trabalho foi concluído em abril, quando foi desenvolvido o planejamento executivo de prazo e custo da 1ª Fase.

A construção do Bento Guelfi será executada em quatro fases, com prazo total de 36 meses, sendo que a primeira delas deverá ser iniciada na primeira semana do mês de junho deste ano. A partir de então, o CTE irá realizar o acompanhamento semanal, auxiliando a equipe de obra no cumprimento das programações referentes a prazos e custos, incluindo a execução de medições físicas no campo, elaboração de planos de ação (caso a programação semanal não seja cumprida em sua totalidade), escopo das contratações de mão de obra, controle dos contratos e controle de custos do empreendimento. Cada fase terá o seu cronograma especifico de obras, além de um cronograma exclusivo para a área externa, onde serão contempladas todas as redes enterradas, guias e calçadas, pavimentação de ruas, posteamento e iluminação.

 

CONHEÇA AGUNS EMPREENDIMENTOS DA SUGOI INCORPORADORA E CONSTRUTORA

 

Para saber mais sobre este projeto e dos produtos na área de planejamento e gestão da produção que o CTE oferece aos seus cientes, entre em contato com:
Rodrigo Quadrado – Gerente de Contratos da Unidade de Gerenciamento & Obras do CTE – rquadrado@cte.com.br - 11 2149-0300