PBQP-H:2017: Clientes CTE já iniciaram atualização de seus SGQs para atender a NBR 15575

A partir de 09/07/2017, as auditorias do PBQP-H serão realizadas com as novas exigências do SIAC.

 

Como já é de conhecimento do mercado, o Ministério das Cidades publicou no dia 09/01/17 a revisão do regimento do SIAC - Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil do PBQP-H, onde incluiu explicitamente o atendimento à ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho.

Diante do curto prazo de transição – uma vez que os organismos de certificação vão emitir certificados somente na versão 2017 a partir de 10/07/17 –, diversos clientes do CTE já iniciaram a atualização de seus Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), como é o caso das construtoras Adolpho Lindenberg, Gafisa, Diálogo, BCS, Taormina e Enplan, visando a recertificação no 2º semestre de 2017 e início de 2018.

Nos trabalhos de atualização do SGQ para a versão 2017 do PBQP-H, o modelo geral de funcionamento do sistema de gestão não necessita de mudanças significativas. As empresas estão somente adequando os processos de suprimentos, comercial, projeto e planejamento e controle da qualidade na execução da obra, com acréscimo de exigências sobre a norma de desempenho.

Porém, para compreensão e atendimento completo das exigências sobre o comportamento em uso da edificação residencial, essas empresas sentiram a necessidade de reciclagem e ampliação da capacitação de seu corpo técnico em relação à Norma de Desempenho.

Os novos controles criados no SGQ precisam de responsáveis com conhecimento técnico sobre desempenho de edificações para que sejam corretamente realizados, como nas situações de definição de perfil de desempenho do empreendimento, especificação de compras com requisitos de desempenho e entendimento dos resultados de ensaios de controle tecnológico da obra.

Fica então a dica: a atualização do SGQ vai garantir a segurança jurídica necessária com a manutenção de evidências documentadas do atendimento da Norma de Desempenho, cujo atendimento, aliás, é compulsório, segundo Código de Defesa do Consumidor. Preparam-se da forma correta!

 

 

 

Para saber mais sobre a revisão do PBQP-H e os produtos na área da Qualidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Marcia Menezes – Consultora e Gestora do Núcleo de Competência Norma de Desempenho do CTE – marciame@cte.com.br - 11 2149-0300