NBR 15575: Atendimento de projetos à Norma de Desempenho no radar de projetistas

Incorporar soluções e atender à norma de desempenho é um diferencial importante para as empresas de projeto

 

Há quase quatro anos, a NBR 15575 (Norma de Desempenho) entrou em vigor. Desde então, o CTE tem apoiado empresas construtoras e projetistas na sua compreensão e criação de ferramentas para seu atendimento, mas muitas ainda não se adequaram. Apresentar as soluções para a norma de desempenho é um diferencial importante para os projetistas.

O atendimento à ABNT NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho passa pela compreensão do desempenho dos sistemas e das partes das edificações. Por isso, torna-se imprescindível que o assunto seja tratado na fase de projeto, retomando um estreitamento do relacionamento entre projetistas e áreas técnicas de fornecedores de materiais e sistemas: a especificação por desempenho é necessária dentro de um novo processo de projetação baseado no atendimento à NBR 15575.

Algumas empresas projetistas lideram esse movimento, buscando capacitação de sua equipe e ajuste de suas ferramentas de projeto. Este é o caso do escritório Rubio & Luongo Arquitetura, que contatou o CTE em 2015 para ministrar palestras à equipe projetista, com o objetivo de mostrar os principais conceitos da NBR 15575 e sua relação com as atividades do escritório, e desenvolver um ‘Memorial de Desempenho do Empreendimento’ em conjunto com o Arquiteto Márcio Luongo.

Márcio Luongo explica porque decidiu contratar uma consultoria para apoio ao atendimento à NBR 15575: “Nós entendemos que para evidenciar o atendimento aos requisitos da NBR 15575 em projeto e também o esclarecimento de muitas das suas questões apresentadas, dentro do prazo que estabelecemos para o cumprimento do seu atendimento frente aos nossos diversos projetos arquitetônicos já protolocados após a vigência da N.T., precisaríamos de ajuda externa para organizar a nossa meta. Todo este esforço permitiria ainda nos posicionar perante os nossos clientes, principalmente quanto ao nosso compromisso em lhes assegurar a assertividade dos trabalhos conosco contratados”.

Trabalho 'a quatro mãos'

Para o desenvolvimento desse trabalho do CTE com o escritório Rubio & Luongo, foram necessárias várias reuniões técnicas para discutir as especificações de desempenho relevantes ao projeto arquitetônico, condições de exposição, VUP (Vida Útil de Projeto), relação de ensaios indicados para a validação dos sistemas, relação de normas técnicas e legislações aplicáveis, dentre outras informações que fazem parte do escopo normalmente contratado pelos clientes do Escritório. Todo este trabalho desenvolvido a ‘quatro mãos’ resultou, ao final, no Memorial de Desempenho da Edificação da Rubio & Luongo Arquitetura, um documento editável para atender aos projetos desenvolvidos pelo Escritório, que contém informações de desempenho importantes para as etapas de desenvolvimento de projetos, aquisição de materiais e execução da obra.

O reflexo de um trabalho desse porte no processo de projeto foi significativo dentro do próprio do escritório e entre seus colaboradores. Segundo Márcio Luongo, “as equipes de projeto em suas várias etapas já se preocupam em incorporar elementos durante a concepção e desenvolvimento das suas atividades nos seus vários aspectos, como conhecer as condições de exposição e os riscos previsíveis do terreno, estabelecer critérios construtivos para o atendimento às simulações térmica, acústica e lumínica, questões de acessibilidade, o entendimento de VUP e manutenção, especificação de materiais por desempenho, entre outras”.

Questionado sobre como os clientes do Escritório receberam o material desenvolvido, ou seja, o Memorial de Desempenho e as notas de projeto, Márcio nos trouxe esse feedback: “Sempre com muita satisfação. Dentro de um cenário tão novo de conhecimento técnico, esse material fundamentado gerou maior segurança aos nossos clientes, e também os auxiliou dentro do campo da obra, na determinação de ‘a quem pertence a incumbência’ de solicitar laudos e ensaios dos serviços lá executados”.

Na verdade, a satisfação é do CTE em poder contribuir com as empresas no entendimento e aplicação da NBR 15575 nos seus diversos processos.

 

CONFIRA ALGUNS PROJETOS DA RUBIO & LUONGO ARQUITETURA

 

 

Para saber mais sobre consultorias para atendimento à Norma de Desempenho e outros produtos na área da Qualidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Thamires Aires – Responsável Comercial da área de Qualidade & Tecnologia do CTE – taires@cte.com.br - 11 2149-0300