Gestão da Qualidade: alinhamento às novas demandas e ao momento do mercado

Veja como as empresas estão reestruturando seus controles para assegurar a qualidade dos seus empreendimentos

 

Em um período de grandes mudanças no mercado, que implicaram na redução do número de empreendimentos e otimização das equipes, e muitas demandas diferenciadas em relação à normatização técnica  ̶  como a vigência da NBR 15575 (Norma de Desempenho de edificações residenciais), revisão da NBR ISO 9001 e atualização do SiAC (Sistema de Avaliação de Conformidade do PBQP-H)  ̶ , as empresas precisam se reorganizar para garantir a conformidade dos seus projetos e obras.

É importante, diante dessas novas exigências, que as empresas realizem todos os ajustes na sua gestão da qualidade de maneira coordenada e integrada com uma solução completa, que leve em consideração todos os requisitos, evite a criação de controles superpostos e o desperdício de recursos. Afinal, o Sistema de Gestão da Qualidade atendendo à ISO 9001 e ao PBQP-H deve obter como resultado um produto de qualidade e conforme aos requisitos do cliente, e a NBR 15575 é exatamente a referência técnica para o comportamento em uso esperado para o produto “edificação residencial”. E tudo isso ainda deve ser realizado com o mínimo de reflexo possível em custo indireto da qualidade.

Duas grandes construtoras têm implantado diversas ações com o apoio do CTE neste sentido: Even e Brookfield.

Nos últimos anos, a Even formou auditores internos entre os colaboradores da sua equipe para facilitar a manutenção dos controles de gestão da qualidade. Paralelamente, realizou também um trabalho de capacitação de suas equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de Minas Gerais para o entendimento e atendimento à Norma de Desempenho. A partir dessas capacitações, a empresa promoveu uma discussão interna intensa envolvendo as áreas de incorporação, jurídica, projetos, custos, suprimentos, obras, assistência técnica e qualidade, para estabelecer padrões de projeto e estudos com ensaios de materiais, componentes e sistemas construtivos, que resultou na revisão dos normativos e procedimentos pertinentes do Sistema de Gestão da Qualidade para atendimento completo da NBR 15575.

 

 

Prosseguindo no sentido de estabelecer controles integrados, a construtora está iniciando um trabalho de atualização da sua gestão da qualidade para adequação às novas exigências da NBR ISO 9001 e do PBQP-H, e implantando o Programa QRO - Qualidade Real de Obras, a fim de obter a redução de custos de assistência técnica, do número de revistorias com clientes na entrega dos empreendimentos e de retrabalhos durante a execução da obra. Os indicadores do QRO estão sendo utilizados para retroalimentação e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, com a avaliação de sua eficácia realizada pelos consultores do CTE de uma maneira externa à empresa, proporcionando uma otimização da equipe necessária à Even na manutenção do seu próprio Sistema.

A Brookfield também tem trabalhado firme na reestruturação dos controles da Qualidade. A empresa realizou, nos últimos anos, sua auditoria interna da qualidade com o CTE e formou auditores internos para obra em São Paulo e no Rio de Janeiro, no sentido de obter uma análise isenta dos pontos que poderiam ser melhorados e aperfeiçoados e, assim, garantir o atendimento aos requisitos normativos.

Com os resultados dessa análise, a Brookfield está promovendo a capacitação da sua equipe de projeto e engenharia quanto às exigências da NBR 15575, e já realizou a implantação-piloto do Programa QRO em uma obra em São Paulo e uma obra no Rio de Janeiro para verificação da coerência entre a realidade do canteiro e os controles do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Desta forma, a empresa quer acompanhar a qualidade real de execução em suas obras, também sem a necessidade de manter grandes equipes da área da qualidade.

 

 

A percepção técnica e independente dos consultores de QRO, aliada à presença do CTE em dezenas de canteiros de obras de diferentes empresas, possibilita o compartilhamento das melhores práticas e das novidades para todos os participantes do Programa, disseminando a melhoria da eficácia da gestão da qualidade para o mercado.

 

 

Para saber mais sobre consultorias para Sistemas de Gestão da Qualidade, atendimento à Norma de Desempenho, QRO e outros produtos na área da Qualidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Thamires Aires – Comercial da área de Qualidade & Tecnologia do CTE –
taires@cte.com.br - 11 2149-0300