Sustentabilidade de Interiores: treinamentos para grandes players de Real Estate

CTE compartilha lições aprendidas e difunde a sustentabilidade para interiores entre seus clientes 

 

A expansão do conceito de sustentabilidade para interiores vem ganhando mercado nos últimos anos no Brasil. Prevalecendo a redução dos valores de locação no setor imobiliário, diversas empresas têm optado por mudar seus escritórios para empreendimentos Triple A, que comportam diferenciais ambientais e menores custos operacionais, um fenômeno denominado “flight to quality”. Mais que isso, essas empresas estão aproveitando o momento para rever seus espaços, adotando práticas e conceitos sustentáveis que possam garantir o uso otimizado dos ambientes e, ao mesmo tempo, maximizar o bem-estar e a satisfação de seus funcionários.

Para entender melhor as necessidades de seus clientes e esse movimento de mercado, o CTE desenvolveu, durante os meses de Junho e Julho, treinamentos in-company para a CBRE e JLL. O intuito principal desses cursos, que somaram até 12 horas de treinamento intensivo com dinâmicas em grupo, foi transmitir o estado da arte em sustentabilidade de interiores, com os conceitos abordados pelas certificações LEED, AQUA e WELL.

Além disso, foi discutido o quanto os requisitos mandatórios de tais selos são aderentes às atuais normas técnicas brasileiras, ou seja, o quanto a sustentabilidade está atrelada à solução de projeto e não obrigatoriamente à adoção de tecnologias e sistemas dispendiosos que agregam altos custos ao negócio.

 

Curso de Sustentabilidade para Interiores Corporativos, equipe CBRE LATAM

 

Com mais de 30 projetos em consultoria e 25 certificados LEED for Commercial Interiors, o CTE vem trazendo novas abordagens no desenvolvimento de projetos de interiores, visando compatibilizar o benefício ambiental com o bem-estar e conforto dos ocupantes, além de potencializar a produtividade e o engajamento.

Projetos como o do escritório Ernst Young (LEED Platinum), Interface (LEED Silver) e Boehringer Ingelheim (LEED Gold) são alguns dos cases de sucesso de consultoria do CTE que refletem efetiva e positivamente o resultado da implantação de estratégias, tais como:

Arquitetura flexível: uso de soluções que promovem o uso flexível dos ambientes, seja pelo layout ou seleção de materiais, prolongando a vida útil do espaço e reduzindo o custo operacional com reformas.

Projeto Integrado: pensamento holístico do projeto com a arquitetura e os sistemas prediais, que ‘conversam’, promovendo um ambiente com uso otimizado de sistemas, maior conforto térmico, lumínico e acústico.

Design ativo: ambientes, mobiliários e comunicação visual que estimulam a atividade física dos ocupantes.

Automação dos sistemas prediais: soluções de luminotécnica e ar condicionado que reduzem o consumo de energia, ajustando os índices de iluminância e térmicos dos ambientes conforme normas internacionais de conforto.

Economia de energia: escolha de equipamentos e tecnologias com baixo consumo de energia, com referências mundialmente reconhecidas, como o selo Energy Star e o Core Performance Guide.

Economia em água: análise de todas as demandas de água, propondo soluções integradas ao condomínio para redução do consumo e do custo operacional.

Promoção da qualidade do ar interno: adoção de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (COV) e com diferenciais sustentáveis, minimizando a entrada de elementos tóxicos nos ambientes internos. Atualmente, o CTE possui um banco de dados com mais de 800 produtos avaliados para suportar a consultoria de sustentabilidade!

A adoção conjunta de soluções como essas possibilita obter escritórios mais aderentes ao negócio das empresas, que hoje buscam preservar o equilíbrio econômico por meio da retenção de talentos e potencialização de processos criativos e inovadores. 

 

Novo escritório Ernst Young na cidade de São Paulo (LEED Platinum)

Escritório Interface na cidade de São Paulo (LEED Silver) 

Escritório Building the Future da Boehringer Ingelheim na cidade de São Paulo (LEED Gold)

 

 

Oportunidade para capacitação profissional!

Não deixe de agendar e participar do curso “Inovação e sustentabilidade para interiores corporativos: a perspectiva das certificações ambientais”, oferecido pelo CTE e ministrado por Adriana Hansen no dia 31/08/17.

Para saber mais e se inscrever, clique aqui. 

 

Para conhecer as consultorias para projetos de interiores sustentáves e outros produtos na área de Sustentabilidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Rafael Lazzarini – Gerente Comercial e de Novos Negócios da Unidade de Sustentabilidade do CTE – rafael@cte.com.br - 11 2149-0300